
O nome dele era José Datrino nasceu em 1927 em Cafelândia, interior de São Paulo, e sim, ele teve 5 mulher, 5 filhos e uma bem sucedida empresa transportadora que atuava no centro do Rio. Ele começou a ter as suas "visões" aos doze anos em que previa o seu futuro de renegação a matéria e dedicação a vida espiritual; seguindo as suas previsões, em 1691 largou toda a sua vida material, e foi pra rua, viver a sua missão.
Em 1980 começou a pintar as famosas 56 pilastras que podem ser vistas no Viaduto do Caju. O que o Profeta Gentileza fez, foi algo além do plano espiritual, suas pilastras são obras artistícas enquadradas em um movimento conhecido como Decadentismo,que teve grande expressão na Europa no inicio do século XX.
O grande problema, é que esse patrimonio artistico que o Profeta nos deixou, está ameaçado. Depois te terem sido cobertos por tinta cinza, e restaurados em 2000, os murais vem sendo esquecidos novamente. Passo sempre por la, e instintivamente paro para oberserva-los e a cada dia que passa, se tormam mais danificados não só pela ação do monóxido de carbono, ,as pela alienação dos vândalos. O que mais me surpreende, é que esses vândalos, ao contrario do que se pensa, não é a galera que pixa, mas politicos, comerciantes e o proprio esquecimento do governo e da população.
Só espero que todos tomem ciencia de aqueles murais são arte, nossa arte. Obra de um grande poeta e profeta BRASILEIRO que soube encantar e transparecer com suas mensagens simples, o verdadeiro sentido da missão e os males da nossa sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário