
Existem quatro tipos de ações prejudiciais contra animais de todos os tipos: Alimentação, entretenimento, vestuário e domesticação.
É certo se dizer que todas prejudicam de alguma forma, mas nem todas são atrocidades.
Ao contrário do que se pensa nós , seres humanos a parte "racional" do nosso planeta, NÃO PRECISA se alimentar de carne animal para sobreviver. A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana. Não há leis nem regulamentos que fiscalizem o abatimento desses animais portanto, eles sofrem e são maltratados do momento em que nascem até a hora do abate; são animais que são criados como maquinas e quem não tem chance nenhuma de sobreviver em seu habitat natural ou conviver normalmente com outros da sua espécie.
Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.
Os animais usados como forma de entreteninento, é outra coisa completamente irracional. Os animais que trabalham em circos, parques aquáticos e pólos turisticos ao redor do mundo precisam de treinamento, e sofrem maus tratos desde muito pequenos para sentirem medo de seus domadores e fazerem o que eles mandam. O que é algo absurdo, porque foge da sua natureza, ou será que alguem racional pensa que elefantes que pesam duas toneladas se sentem felizes andando em triciculos e fazendo apresentações circenses ?
A parte de vestuário também é meio irracional da parte dos racionais. A industria têxtil evoluiu muito desde o século XIX, e ja foram capazes de criar sinteticos que substituem a pele dos animais e além de não terem sofrimento e sangue de seres inocentes em seus sapatos e casacos de pele, o material sintetico é algo muito mais barato e facil de ser produzido; por que será que pessoas ainda insistem em usar roupas, calçados e acessórios feitos com peles, ossos e outras partes de animais, que muitas das vezes, estão ameaçados de extinção justamente por conta dessa industria irracional ?
A domesticação não é vista pela maioria de uma forma agressiva ou prejudicial. O problema não é você adotar um animal, o problema é que muitos desistem desses animais abandonando-os na rua que está cheia de cães, gatos e cavalos famintos e necessitados de carinho humano, ja que ja pederam a sua essencia nos primordios, á milenios de anos quando começaram a ser domesticados. Outros, são maltratados pelos proprios donos dentro de suas casas. O que é verdadeiramente mais triste, mas se existem pessoas capazes de matratar crianças imagine o que não fazem com animais que são mais dependentes e não são capazes de se expressar.
A domesticação de animais silvestres é outra completamente prejudicial e insana, pois são espécies que não foram submetidas ao cativeiro, e sofrem maus tratos para poderem se adaptar, o que causa estress, sofrimento, e na maioria das vezes a morte desse animal que foi privado de viver em seu habitat natural.
Vamos concordar que aderir ao vegetarianismo não é algo facil, ainda mais para quem se adaptou a comer carne a vida inteira. Mas há como ir se desabituando, reduzindo o consumo. Ou simplismente parar e tomar ciencia de que animais sofrem, sentem dor e que precisam de quem olhe por eles, não só evitando que eles entrem nas nossas mesas ou que se exibam em apresentaçãoes artisticas ou como belas botas de couro, mas existe a ameaça de seu habitat. A destruição das florestas, a poluição dos rios, mares e oceanos está devastando a vida que la existe.
Pense em deixar uma herança para seus filhos e netos, permitam que eles possam ver aquilo que vemos hoje, não deixar que o goismo nos consuma e conduza aquilo que não queremos para nós.
- veja os documentários: " A carne é fraca" e " Terráqueos"
podem ser vistos no www.youtube.com
http://www.centrovegetariano.org/Article-209-Vegetarianos%2Bcontra%2Bcar%25EAncia%2Bde%2BB12.html
ResponderExcluirhttp://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3842&ReturnCatID=1800
ResponderExcluirOlá thais,anteriormente já havia visto os documentários citados acima. E não mudei minha opinião sobre o vegetarianismo. a verdade é que em nosso mundo foi estabelecido uma hierarquia. Vou dar como exemplo o capitalismo. Quer dizer que dado a essa pena que eu tenho dos seres vivos que são torturados eu naum vou comprar o meu "video game" e sim dar o dinheiro para instituições de caridade? acontece coisas bem piores com a sua propia raça devido ao egoismo humano presente em cada um de nós creio que um dia ele vão produzir documentários parecidos com "a carne é fraca e "terraqueos" porem relacionados a raça humana e o que nós fazemos ao nosso semelhante. Na minha opinião compra uma "camisa de Time" ou ir ao maracanã dia de domingo é pior do que consumir carne.Pois estamos contribuindo para decadencia da raça humana e fortalecendo o laço de alienação entre a midia e a população fraca e sem conciencia politica.
ResponderExcluirRespeito sua opinião sobre o vegetarianismo, apenas acho que essa revolta referente a tortura de animais devia ser direcionadas para assuntos mais importantes e não tão implicitos na sociedade global.
Beijos.
Pessoas no mundo todo morrem muito mais por causa do nosso consumismo e egoismo do que pelo nosso consumo em massa de carne.
ResponderExcluirBom Gui, eu também concordo com você de certa forma. Juro que passei um mês sem comer carne. Hoje em dia eu como carne, não como antes , por que hoje eu tenho uma certa conciencia do que realmente se passa.
ResponderExcluirÉ certo sim dizer que existem coisas ruins que acontecem com a nossa propria raça e muita gente não se importa. Você citou o capitalismo. Hoje temos uma crise no sistema que ameaça todo o mundo, e digo uma coisa a você, nesse sistema em que vivemos, a unica forma de acabar com as crises e tentar transforma-lo em algo mais humanitario é acabar com o proprio capitalismo. Karl Marx disse isso. A realidade é - Vivemos nesse sistema, e é INEVITAVEL a nossa adaptação a ele.
Enquanto pessoas possuem milhões e outra morrem de fome, ou quando você compra seu video game ou sua camisa de time ao invés de estar ajudando a quem precisa mais do que você, pode parecer errado; ou agindo dessa forma pode parecer mais importante do que está deixando de fazer o sofrimento de milhões de animais ao parar de comer carne, ou deixando de comprar uma legitima Prada feita de couro, mas na minha opnião, isso faz parte do sistema em que vivemos. E mais do que isso, faz parte da natureza humana esse egoismo, essa fata de cumplicidade. Mas o que não pode ser negado, é que o que acontece com os animais é sim diretamente ligado a nós e a nossa sociedade. A diferença,é que isso não nos atinge diretamente, e os animais ao contrario dos seres humanos não podem pedir socorro e nem dizer que estão sofrendo.
Tudo bem, que se meia duzia de pessoas pararem de comer carne, os males da humanidade não cessarão, mas se todos se concientizassem de uma forma geral, e passassem a reispeitar toda a forma de vida, aí sim, os males se cessariam.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluire uma certa forma,todos queremos a tal da mudança por que todos temos medo do futuro; o problema está de verdade com aqueles que só se preocupam com o presente .
ResponderExcluirFalando sobre os (ovo)lacto-vegetarianos, desculpa o comentário vulgar... PORRA se é pra ajudar animais por causa da tortura porra seja estritamente VEGETARIANO. Porra pousar de modinha de não comer carne é foda. As vacas leiteras são submetidas a processos de tortura, toman uma série de produtos quimicos e morrem bem mais rapidamente do que as outras vacas.E pode se diizer o mesmo a galinha em relação ao "botamento" (hsauhsuahsuhas) de ovos. Para de modinha e faz direito pq os efeitos continuam sendo o mesmo: Tortura.
ResponderExcluirabçs até a proxima
Mas um assunto interessante... lembrando que os animais silvestres "Carnivoros" tambem torturam sua presa antes de mata-la, sim é o insttinto deles,pois entaum naum ligue se um piscomaíco atacar alguem, é o instinto dele. A natureza funciona assim, e não é sendo vegetarianos que conseguiremos um equilibrio no planeta terra, e sim deixando de ser consumistas egoístas e sendo humildes, por que o dinheiro que é dirijido ao consumismo e a luxuria, é o bastante para abastecer 8 africas(falando de um continente miserável). Eu sou contra o vegerianismo, respeito os animais(sou contra a domesticação e entretenimento), mas os considero alimento assim como qualquer animal carnivoro. o meu instinto é ser vegetarianos. então põe uma maçã e um coelho para um leaozinho que ainda não teve os ensinamentos nem contato com a mãe o com o pai.
ResponderExcluirnão sou contra o vegetarianos, sou contra pessoas falando que quem não é vegetariano é egosísta. olha pra sua vida saiba refletir e veja que você tambem é egoísta. então seja vegetariano mas não se "gabe" do seu falso "humanismo" e dó dos animais. pois vc está fazendo alguma coisa, mas não quer perder a comodiade e fazer melhor.
ResponderExcluirPensenissoabçsvlw*
Bom Gui, não sei se você falou diretamente à mim. Mas também não concordo muito com o (ovo)lacto-vegetarianismo por que você é 8 ou 80. Vacas leiteiras sofrem tanto quanto animais de abate.
ResponderExcluirNós seres humanos não somos carnivoros e sim onivoros. Assim como algumas especies de primatas, portanto, continuamos NÃO PRECISAMOS necessariamente de carne para sobreviver. A diferença de animais carnivoros que torturam suas presas antes de come-las para nós, é que nós somos "racionais" e eles não.Faz parte da natureza deles matar outros animais para sobreviver. Nós, felizmente ainda temos uma escolha,e não estou falando da parte da alimentação, mas nós matamos animais e compactuamos com o sofrimento deles sem necessidade.
Não quiz dizer que quem não é vegetariano é egoista. Quiz dizer que o ser humano de uma forma geral é egoista, só usei os maus tratos contra animais como uma forma de exemplo.
E se fosse instinto do ser humano fazer os animais sofrerem, esse instinto seria uma forma justificativa para o canibalismo. Eles estão comendo carne e fazendo uma vida sofrer não estão? Ou para psicopatas que cometem crimes barbaros, ou para pedófilos e zoofilos, poderiamos dizer que faz parte do instinto deles fazer esse tipo de coisa ilicita.
O grande problema do mundo é sim, o consumismo e a falta de respeito do ser humano para com a vida de uma forma geral.
Mas, não sejamos hipocritas, é muito dificil se desprender do sistema; honrados são os poucos que conseguem ou tomam algum passo para que isso mude. É da nossa natureza o egoismo.Infelizmente somos, mesmo que inconscientemente.
Não falei diretamente pra você não.
ResponderExcluirRespeito totalmente a sua opinião , apesar de discordar com você em alguns pontos.
querodiscutircomeduardosohbrevegetarianismo* rs
bjão
até a próxima.
aiohsioahsihaisohaioshioas,quemlqridículoS2
ResponderExcluirNao vamos discutir não Guilherme, vamos conversar.
Cara, na produção de apenas um quilo de carne, são necessários sete quilos de cereal, na maioria das vezes, soja,(dos cereais consumidos em todo o planeta, de 40 a 50% é destinado a agropecuaria, sendo 70% soja, quantidade que seria capaz de alimentar pessoas famintas)
Enquanto existem 1 bilhão de pessoas obesas, existem 1 bilhão de pessoas que vão dormir todas as noites com fome.
O destrato que os seres humanos causam aos seres não humanos é irracional, depois falam que os irracionais, são eles...
Para se ter uma idéia, se todos, se concientizasem, e pelo menos diminuisem a quantidade de carne, já seria um grande progresso.
A questão da carne, alémm de relacionada a saude, e ao sofrimento dos animais, está tbm relacionada, ao tão falado hj em dia AQUECIMENTO GLOBAL.Feita uma pesquiza, sobre o assunto, quando perguntados, qual seria o maior fator de contribuição para o aquecimento global, todos os entrevistados, resonderam, que seria os carros, aviões, etc., e quando descobriram que a agropecuaria, representa 18%, e o setor de transporte, apenas, 13%, todos se surpreenderam, assim como eu.
E para uma pessoa carnívora se tornar vegan(termo utilizado para aquelas pessoas que não usufruem de nada derivado de exploração animal - carne, couro, circos, rodeios, produtos testados em animais, etc..)
nao é uma coisa, simples, nao é uma coisa que acontece da noite para o dia, até por que mesmo ela estando concientizada, ela já está habituada, com velhos costumes, ela se tornando ovo-lácteo-vegetariana, já é um grande progresso, e essa parte não é dificil, pois com criatividade, podemos, facilmente, subistituir a carne por, um prato completo e saboroso.
ah mlk... pára... eu q eu vou sair agora mas quando eu vou eu vou dar o "contra-comentário".
ResponderExcluirblz?!
abçs