
Existem quatro tipos de ações prejudiciais contra animais de todos os tipos: Alimentação, entretenimento, vestuário e domesticação.
É certo se dizer que todas prejudicam de alguma forma, mas nem todas são atrocidades.
Ao contrário do que se pensa nós , seres humanos a parte "racional" do nosso planeta, NÃO PRECISA se alimentar de carne animal para sobreviver. A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana. Não há leis nem regulamentos que fiscalizem o abatimento desses animais portanto, eles sofrem e são maltratados do momento em que nascem até a hora do abate; são animais que são criados como maquinas e quem não tem chance nenhuma de sobreviver em seu habitat natural ou conviver normalmente com outros da sua espécie.
Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.
Os animais usados como forma de entreteninento, é outra coisa completamente irracional. Os animais que trabalham em circos, parques aquáticos e pólos turisticos ao redor do mundo precisam de treinamento, e sofrem maus tratos desde muito pequenos para sentirem medo de seus domadores e fazerem o que eles mandam. O que é algo absurdo, porque foge da sua natureza, ou será que alguem racional pensa que elefantes que pesam duas toneladas se sentem felizes andando em triciculos e fazendo apresentações circenses ?
A parte de vestuário também é meio irracional da parte dos racionais. A industria têxtil evoluiu muito desde o século XIX, e ja foram capazes de criar sinteticos que substituem a pele dos animais e além de não terem sofrimento e sangue de seres inocentes em seus sapatos e casacos de pele, o material sintetico é algo muito mais barato e facil de ser produzido; por que será que pessoas ainda insistem em usar roupas, calçados e acessórios feitos com peles, ossos e outras partes de animais, que muitas das vezes, estão ameaçados de extinção justamente por conta dessa industria irracional ?
A domesticação não é vista pela maioria de uma forma agressiva ou prejudicial. O problema não é você adotar um animal, o problema é que muitos desistem desses animais abandonando-os na rua que está cheia de cães, gatos e cavalos famintos e necessitados de carinho humano, ja que ja pederam a sua essencia nos primordios, á milenios de anos quando começaram a ser domesticados. Outros, são maltratados pelos proprios donos dentro de suas casas. O que é verdadeiramente mais triste, mas se existem pessoas capazes de matratar crianças imagine o que não fazem com animais que são mais dependentes e não são capazes de se expressar.
A domesticação de animais silvestres é outra completamente prejudicial e insana, pois são espécies que não foram submetidas ao cativeiro, e sofrem maus tratos para poderem se adaptar, o que causa estress, sofrimento, e na maioria das vezes a morte desse animal que foi privado de viver em seu habitat natural.
Vamos concordar que aderir ao vegetarianismo não é algo facil, ainda mais para quem se adaptou a comer carne a vida inteira. Mas há como ir se desabituando, reduzindo o consumo. Ou simplismente parar e tomar ciencia de que animais sofrem, sentem dor e que precisam de quem olhe por eles, não só evitando que eles entrem nas nossas mesas ou que se exibam em apresentaçãoes artisticas ou como belas botas de couro, mas existe a ameaça de seu habitat. A destruição das florestas, a poluição dos rios, mares e oceanos está devastando a vida que la existe.
Pense em deixar uma herança para seus filhos e netos, permitam que eles possam ver aquilo que vemos hoje, não deixar que o goismo nos consuma e conduza aquilo que não queremos para nós.
- veja os documentários: " A carne é fraca" e " Terráqueos"
podem ser vistos no www.youtube.com