segunda-feira, 27 de julho de 2009

" Nâo importa que os animais não saibam pensar, o que importa, é que eles sabem sentir dor "

Talvez as pessoas não se deem conta de que estão cometendo uma atrocidade todos os dias. Ficamos surpreendidos e penalizados quando há um assassinato brutal, ou quando lembramos de tragedias irracionais como o holocausto nazista, mas por que será que animais mortos para muitos é algo normal ?
Existem quatro tipos de ações prejudiciais contra animais de todos os tipos: Alimentação, entretenimento, vestuário e domesticação.
É certo se dizer que todas prejudicam de alguma forma, mas nem todas são atrocidades.
Ao contrário do que se pensa nós , seres humanos a parte "racional" do nosso planeta, NÃO PRECISA se alimentar de carne animal para sobreviver. A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana. Não há leis nem regulamentos que fiscalizem o abatimento desses animais portanto, eles sofrem e são maltratados do momento em que nascem até a hora do abate; são animais que são criados como maquinas e quem não tem chance nenhuma de sobreviver em seu habitat natural ou conviver normalmente com outros da sua espécie.
Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.
Os animais usados como forma de entreteninento, é outra coisa completamente irracional. Os animais que trabalham em circos, parques aquáticos e pólos turisticos ao redor do mundo precisam de treinamento, e sofrem maus tratos desde muito pequenos para sentirem medo de seus domadores e fazerem o que eles mandam. O que é algo absurdo, porque foge da sua natureza, ou será que alguem racional pensa que elefantes que pesam duas toneladas se sentem felizes andando em triciculos e fazendo apresentações circenses ?
A parte de vestuário também é meio irracional da parte dos racionais. A industria têxtil evoluiu muito desde o século XIX, e ja foram capazes de criar sinteticos que substituem a pele dos animais e além de não terem sofrimento e sangue de seres inocentes em seus sapatos e casacos de pele, o material sintetico é algo muito mais barato e facil de ser produzido; por que será que pessoas ainda insistem em usar roupas, calçados e acessórios feitos com peles, ossos e outras partes de animais, que muitas das vezes, estão ameaçados de extinção justamente por conta dessa industria irracional ?
A domesticação não é vista pela maioria de uma forma agressiva ou prejudicial. O problema não é você adotar um animal, o problema é que muitos desistem desses animais abandonando-os na rua que está cheia de cães, gatos e cavalos famintos e necessitados de carinho humano, ja que ja pederam a sua essencia nos primordios, á milenios de anos quando começaram a ser domesticados. Outros, são maltratados pelos proprios donos dentro de suas casas. O que é verdadeiramente mais triste, mas se existem pessoas capazes de matratar crianças imagine o que não fazem com animais que são mais dependentes e não são capazes de se expressar.
A domesticação de animais silvestres é outra completamente prejudicial e insana, pois são espécies que não foram submetidas ao cativeiro, e sofrem maus tratos para poderem se adaptar, o que causa estress, sofrimento, e na maioria das vezes a morte desse animal que foi privado de viver em seu habitat natural.
Vamos concordar que aderir ao vegetarianismo não é algo facil, ainda mais para quem se adaptou a comer carne a vida inteira. Mas há como ir se desabituando, reduzindo o consumo. Ou simplismente parar e tomar ciencia de que animais sofrem, sentem dor e que precisam de quem olhe por eles, não só evitando que eles entrem nas nossas mesas ou que se exibam em apresentaçãoes artisticas ou como belas botas de couro, mas existe a ameaça de seu habitat. A destruição das florestas, a poluição dos rios, mares e oceanos está devastando a vida que la existe.
Pense em deixar uma herança para seus filhos e netos, permitam que eles possam ver aquilo que vemos hoje, não deixar que o goismo nos consuma e conduza aquilo que não queremos para nós.

- veja os documentários: " A carne é fraca" e " Terráqueos"
podem ser vistos no www.youtube.com

sábado, 25 de julho de 2009

Pro que já dizia o Profeta não ser coberto de cinza


O nome dele era José Datrino nasceu em 1927 em Cafelândia, interior de São Paulo, e sim, ele teve 5 mulher, 5 filhos e uma bem sucedida empresa transportadora que atuava no centro do Rio. Ele começou a ter as suas "visões" aos doze anos em que previa o seu futuro de renegação a matéria e dedicação a vida espiritual; seguindo as suas previsões, em 1691 largou toda a sua vida material, e foi pra rua, viver a sua missão.
Em 1980 começou a pintar as famosas 56 pilastras que podem ser vistas no Viaduto do Caju. O que o Profeta Gentileza fez, foi algo além do plano espiritual, suas pilastras são obras artistícas enquadradas em um movimento conhecido como Decadentismo,que teve grande expressão na Europa no inicio do século XX.
O grande problema, é que esse patrimonio artistico que o Profeta nos deixou, está ameaçado. Depois te terem sido cobertos por tinta cinza, e restaurados em 2000, os murais vem sendo esquecidos novamente. Passo sempre por la, e instintivamente paro para oberserva-los e a cada dia que passa, se tormam mais danificados não só pela ação do monóxido de carbono, ,as pela alienação dos vândalos. O que mais me surpreende, é que esses vândalos, ao contrario do que se pensa, não é a galera que pixa, mas politicos, comerciantes e o proprio esquecimento do governo e da população.
Só espero que todos tomem ciencia de aqueles murais são arte, nossa arte. Obra de um grande poeta e profeta BRASILEIRO que soube encantar e transparecer com suas mensagens simples, o verdadeiro sentido da missão e os males da nossa sociedade.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ras Tafari , pra quem não conhece;




Ras Tafari foi o 225° rei de sua dinastia na Etiopia, que é considerada a terra sagarada por integrantes do movimento conhecido nos dias atuais como Rastafari, em homenagem ao Imperador da Etiopia coroado em 1930.

Sagrada, por que foi um dos unicos imperios a não serem colonizados e que não sofreram grandes influencias européias, além de terem resquicios de ancestrais biblicos; dizem que a sua dinastia provem da união da Rainha etiope Makeda de Sabá com o Rei Salomão de Jerusalem, e a partir daí surgiria a dinastia salomanica na Etiopia.

Para os Jamaicanos a coroação de Haile SalassieI( que significa poder em aramaico), nome dado a Ras Tafari depois de se tornar imperador, sua ascendência biblica, e a profecia dita por Marcos Garvey, que foi um importante lider negro do séculoXX que criou a Associação Universal para aperfeiçoamento do Negro (UNIA) e influenciou grandes líderes como Martin Luter King, Nelson Mandela, Malcolm X entre outros. Garvey era evangelico e em uma de suas pregações disse: "Olhem para a África, será coroado um rei , e la estará a nossa redenção" isso foi por volta do ano de 1927, e issa frase foi atribuida ao inicio do movimento Rastafari. Assim como os seguidores de Cristo são denominados cristãos os seguidores de Tafari são denomidos Rastafaris, movimento que se consolidou mesmo em 1930 com a coroação dele como Imperador da Etiopia.

Os Rastas sempre estiveram ligados a movimentos artisticos, e se dissolveram por todo mundo através do Reggae, que é um estilo musical que mistura rockstead com a influência dos tambores rastafaris. O Reggae é o principal meio de ploriferação da cultura Rastafari pelo mundo, que não se restringe ao povo negro ou jamaicano, é algo que se tornou democratico em todo o mundo.



A questão do " vicio da Caridade "


Li na Época, e juro que vou me lembrar em que edição foi e qual era o nome da entrevistada, uma africana nascida em Ruanda, se não estou equivocada, que se deu muitissimo bem; estudou nos Estados Unidos e era uma reconhecida estudiosa sobre a questão social na África.
Bom, a verdade sobre o que ela disse era o velho ditado que ja foi escrito na biblia a alguns milhares de anos atras - " Não basta dar o peixe, tem que ensinar a pescar". Coisa certa a se dizer é que isso é uma verdade crua. A Questão social na África é conhecida por todo o globo e movimenta centenas de milhares de ongs e pessoas engajadas na causa. Até eu mesma pensei em me engajar em uma delas pra tentar fazer algo pelos seres humanos que la vivem sem nenhuma dignidade. Mas ja havia me passdo essa ideia, e depois que a vi falando na Época, tive ainda mais certeza de que as ajudas humanitarias para a África mais atrapalham do que ajudam.
O continente recebeu bilhões em ajudas humanitárias de todo o mundo nos últimos dez anos e o que mudou? Absolutamente nada. Experimente como eu acabei de fazer, uma pesquisa no Google de imagens, coloque "África", aparecerá uma dezena de imagens de crianças subnutridas e de tribos rudmentares. E é isso que o continente infelizmente representa.
Ao invés de ajuda humanitária, caridade melhor dizendo, a cupula poderia investir em comercio, em exportações, em educação e parar de se preocupar somente com ajudas imediatas e propor uma solução a longo prazo.
Outra coisa que também atrapalha, é a interferencia internacional, até mesmo de celebridades engajadas na questão humanitária como o casal Pit, Madonna, Bonno e centenas de outros. Tudo bem que a ajuda pode ser bem vinda em um local que TUDO é necessario; mas ninguem melhor do que a propria população e os proprios lideres para saber o que realmente é necessario, pois são eles quem sofrem e convivem com a realidade e sabem melhor do que ninguem do que eles precisam. E pode ter certeza, que o que eles realmente querem é reconhecimento, confiança de que são capazes de se recontruirem, só falta um incentivo, e não migalhas, ajudas instantaneas.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Bom, como esse é o primeiro post eu queria colocar uma foto minha, pra poder mostrar meu carãao mesmo !
Eu criei esse blog com a finalidade de praticar o hábito de escrever e tentar de alguma forma diluir toda a criatividade presente em minha mente!
Então... É isso! Espero que consiga agradar, mas se não conseguir também não me importo pois essa não exatamente a minha finalidade! HAHAHHA ' , bom sem demonstrações de prepotencia, e é só ! Beijosmeliga ;*